Segundo dados da Associação Brasileira de Endocrinologia, cerca de 30% das mulheres apresentam sintomas relacionados à TPM. São eles: irritação, cólicas, louca vontade de comer doce, falta de sono, inchaço, acne, choro repentino e outros tantos comuns relacionados a esse período mensal da mulher.
Mas como podemos nos livrar dos indesejáveis incômodos da TPM?
Segundo a nutricionista Leopoldina Takahashi, do programa de educação alimentar da Risa Restaurantes Empresariais (PR), a maioria dos sintomas da TPM tem relação com a alimentação da mulher. “Alguns nutrientes podem estar sendo consumidos em excesso, outros não. É preciso avaliar a rotina alimentar de cada mulher e fazer os ajustes necessários para que as vantagens comecem a aparecer no dia a dia”, comenta a nutricionista.

Além dos alimentos, estar em dia com a balança e praticar atividades físicas também ajudam amenizar os sintomas da TPM.
Caminhar todos os dias, praticar algum esporte ou ir à academia são atividades favoráveis ao organismo. Além disso, saber montar o cardápio certo também é fundamental para “combater” a TPM. “É preciso dosar as quantidades e equilibrar o cardápio do dia a dia. Além de aliviar os sintomas da TPM, essa rotina garante uma vida mais saudável para todos”, complementa Leopoldina.
A seguir, acompanhe a sugestão elaborada pela nutricionista para aliviar sintomas da TPM:
- Desjejum: 1 copo de leite de soja e 1 fatia de pão integral com ricota
- Lanche da manhã: 1 banana
- Almoço: salada de alface e beterraba, brócolis, arroz integral, feijão e peito de frango grelhado.
- Lanche da tarde: mix de oleaginosas e frutas secas (50 gramas)
- Jantar: salada de rúcula com tomate e grão de bico, arroz integral e filé de peixe grelhado
- Ceia: mingau de aveia com leite desnatado.